A classificação dos cortes de carne bovina!
Antes de saber mais detalhes sobre cada um dos cortes, você sabe a diferença entre as qualidades dos cortes de carne bovina?
Muito se fala de carnes de primeira e de segunda e assume-se que uma é mais macia e outra dura, porém, não necessariamente! Em alguns casos a classificação se dá pela percentagem de gordura, outras, pela quantidade de fibras e nervos, mas o que define o valor de fato é a localização do corte no boi.
Carnes de primeira
São representadas pelas partes do bovino que desempenham pouco movimento, portanto, tem menos fibras e colágeno.
Alguns exemplos são o dorso e a parte traseira superior do boi, lá encontramos algumas das carnes mais nobres como: alcatra, maminha, filé mignon, contrafilé, picanha, coxão-mole e patinho.
Carnes de segunda
Já as carnes de segunda geralmente se incluem as partes dianteiras que o boi realiza mais movimentos, logo adquire mais colágeno, contudo, isso não significa que sejam desprovidas de sabor, pelo contrário! Encontramos algumas carnes muito saborosas nessa porção como por exemplo: o acém, paleta, coxão-duro e músculo dianteiro, além desses cortes, ainda temos localizado na traseira o rabo bovino.
Existe carne de terceira?
Sim! As chamadas "carnes de terceira" são classificadas dessa forma devido a característica de acumular mais nervos e gorduras em quantidades indesejáveis, alguns exemplos são: músculo, pescoço e ponta de agulha.
Quais são os cortes de carne bovina?
Alguns cortes de carne você já conhece do cotidiano. Acém, costela e filé-mignon são alguns nomes familiares no açougue, mas há algumas opções que podem nos pegar de surpresa, principalmente quando nos aventuramos em receitas diferentes!
Acém: a popular dos açougues
Este corte não poderia deixar de ser o primeiro! O acém é uma das opções mais populares nos açougues e supermercados pelo seu custo, sabor e nutrição. Além desses benefícios é uma carne macia de fácil cozimento, de pouca gordura e, portanto, perfeita para ser utilizada no cotidiano!
Alcatra: sabor intenso e maciez
É uma das integrantes do quarteto de carnes mais nobres do bovino, são elas: o filé mignon, contra-filé, picanha e alcatra). Ela fica na região traseira do boi, com um sabor intenso e maciez ideal para um churrasco de domingo.
A alcatra também pode gerar diversos subcortes como o miolo da alcatra, baby beef, rolha da alcatra, maminha, entre outros.
Costela: uma paixão de norte a sul
A costela bovina é uma das mais ricas em sabor e uma paixão dos brasileiros e no mundo! Sua localização privilegiada abrange uma boa parcela da região bovina, contudo, ao comprá-la você precisa se atentar a quantidade de osso na porção que adquirir.
Coxão-mole: uma carne versátil
O coxão-mole é outro corte que, semelhante ao acém, é muito versátil no preparo de receitas do cotidiano, esta parte do boi é localizada em uma região privilegiada pela maciez da carne, sendo capaz de harmonizar com receitas para qualquer ocasião.
Coxão-duro: o irmão menos nobre
O coxão duro, como o próprio nome já denuncia, é uma parcela menos nobre da carne do coxão bovino, sua característica é ser mais dura, porém, não menos saborosa.
Contrafilé: um astro na cozinha e churrasco
O contrafilé é a carne localizada na porção superior do dorso do boi e apresenta o corte mais longo da carne bovina, sendo especialmente saboroso em churrascos e assados.
Filé Mignon: sinônimo de qualidade
Talvez um dos cortes mais famosos, o filé mignon é sinônimo de qualidade e sabor quando falamos em cortes de carnes de bovinos, é macio, saboroso e combina com uma série de receitas!
Lagarto: sequinha e saborosa
O lagarto é uma das carnes bovinas mais secas e magras do animal, contudo, com o preparo adequado, ela pode apresentar um resultado delicioso!
Maminha: a rainha dos churrascos
A maminha é um subcorte da alcatra muito popular em churrascos por sua suculência e maciez, aposte utilizá-la em assados e grelhados que é certeza de um prato incrível!
Patinho: combina com tudo um pouco
O corte patinho é localizado em uma das porções inferiores da carne bovina, possui fibras macias e ideais para o preparo de diversas refeições.
Picanha: a favorita dos churrasqueiros
A picanha é uma das carnes mais macias, suculentas e provavelmente a mais famosa entre os cortes nobres do boi, a picanha é especialmente querida quando o assunto são churrascarias, devido sua proporção de carne e gordura que garante um sabor único à peça.
Rabo bovino: uma carne de sabor acentuado
Se você nunca experimentou o corte de rabo bovino, saiba que é uma das partes do boi com o sabor e textura mais saborosos!
Outros cortes que você precisa conhecer:
Cupim
Um corte muito popular no Brasil, porém, desconhecido de muitos países europeus e norte-americanos, o cupim é uma porção presente apenas em gados de espécies indiana e originárias da Ásia, sendo caracterizado pela corcova saliente abaixo do pescoço.
Esta é uma carne que divide opiniões, pois, apesar de saborosa, possui uma parcela de gordura considerável.
Fonte: https://www.receitasnestle.com.br/